WhatsApp Web

O WhatsApp é a forma que muitas pessoas escolhem para falar com os outros em qualquer contexto que seja: desde os usuários que querem somente diversão, usando os seus grupos ou falando com os amigos, até os que o utilizam como uma mediação profissional.

Entretanto, usar os teclados do smartphone, e até o áudio, pode não ser prático às vezes: é claro que o teclado de um PC tende a ser mais confortável para a hora de digitar, além de arquivos que se quer mandar, mas não estão no dispositivo móvel.

Inicialmente, o WhatsApp funcionava unicamente em um dispositivo, mas os seus gestores alteraram muitas coisas, inclusive criando o WhatsApp Web, que é a variação para que os usuários falem com os seus contatos utilizando o PC. Há o aplicativo para o desktop, mas os usuários também podem usar a página oficial deles e depois sair, não fazendo download.

Vale recordar que o aplicativo para computador é só um derivado do aplicativo para dispositivo móvel. Por isso, as pessoas que não o tem no seu smartphone também não vão conseguir registrar-se com o PC: os dois tipos de acesso estão interligados, inclusive sendo preciso que o smartphone esteja ligado e que esteja na Internet para que a versão Web seja usada.

web.whatsapp

 

Começando

Na maioria das vezes, os dispositivos móveis fazem atualizados dos seus aplicativos de maneira automática, mas há usuários que desativam isso para que a memória seja economizada. Os internautas que querem usar o aplicativo pelo PC tem que ter a versão atualizada em seu dispositivo móvel.

Quando eles não sabem se o WhatsApp ainda precisa de atualização, basta procurar a loja do sistema operacional e visualizar a lista de quais aplicativos estão atualizados. Quando se tem uma versão nova, a loja comunica escrevendo “Atualizar” ao lado do aplicativo.

usar o whatsapp web

 

Como se usa com o computador?

Para começar com o WhatsApp pelo computador, tem-se de abrir o https://web.whatsapp.com/ e a página vai mostrar um código visual de segurança, sendo um scanner. O usuário vai até o aplicativo que está no seu celular, seleciona o botão de configurações e clica em “WhatsApp Web”. Fazendo isso, uma espécie de tela de scanner vai ser aberta e o internauta precisa posicioná-la de frente para o código e deixar que a linha verde passe por ele.

Esse sistema é como uma sincronização. Assim, as conversas que vão ser vistas no computador são mesmo daquele número de telefone e tudo pode ser atualizado: nada que está no celular vai deixar de ser visualizado na versão para PC. Para que o internauta possa fechar a página sem se desconectar, ele pode clicar em “mantenha-me conectado”, que é localizado ao lado do código visual de segurança.

 

O que o WhatsApp Web vai mostrar?

Quando essa versão para PC é aberta, os usuários vão poder ver os seus contatos e os seus respectivos status, bem como as conversas, mantendo-se a notificação azul para quando o outro leu. O usuário do WhatsApp pode trocar a sua foto usando as que estão no seu computador e isso será modificado também na versão para o celular, já que a sincronização continua.

A função de stories (que é uma forma de segundo status no caso do WhatsApp), tendo a ser disponibilizada pela metade: muitos internautas conseguem ver o seu próprio stories e quais dos seus contatos visualizaram, mas nem sempre se consegue criar stories novos.

tela whatsapp para pc

 

A versão para PC é melhor que a do smartphone?

Quando se considera o conforto, é claro que a versão para o PC fica em vantagem. No entanto, as funcionalidades desse aplicativo tendem a ser bem melhores quando é usado no dispositivo móvel, inclusive, como se mencionou, existe a dificuldade para que o stories seja feito através do PC.

Outro problema é que o smartphone que usa a conexão wireless pode ficar meio instável: eventualmente, com o sinal um pouquinho mais fraco, o computador já mostra que o dispositivo móvel não é encontrado, ou seja, o WhatsApp Web para.

Se o internauta quiser que o WhatsApp seja usado em um tablet, também pode, desse que ele vá até o Google Chrome quando a navegação do link anterior começar e procure por “Versão para desktop”, escolhendo isso. Dessa forma, aplicativo vai encarar o tablet como se fosse um PC. No caso dos notebooks, isso não é preciso, uma vez que ele é um computador. Se não der para utilizar a versão Web, vale a pena fazer o passo a passo indicado para o tablet.

 

Para quais smartphones é possível?

A utilização do WhatsApp através do PC não é para todos os sistemas operacionais e o próprio aplicativo indica quais são os que funcionam com a versão Web: Nokia S60 e também o Android. Os que têm Windows Phone podem usar, assim como o BlackBerry. Sendo assim, todos os modelos que sejam da IOS não deixam que os seus usuários usem a versão para o computador, o que faz com que o iPad também não possa.

Mencionando-se o tablet de novo, vale citar que os internautas que acessam o WhatsApp usando esse tipo de aparelho reclamam que a resolução observada nos vídeos ou nas fotos não é satisfatória. Entretanto, essa falta de nitidez pode ser por conta da conexão ou até pelo tipo de tablet. No caso do computador, as mídias que são anexadas e depois salvas nos smartphones não ficam embaçadas, a não ser que já tenham sido anexadas nessa condição.

 

Notificações

Da mesma maneira que os que usam o WhatsApp através do celular querem saber das mensagens que chegam, os que usam pelo PC também. Eles podem pedir que o aplicativo envie uma notificação diretamente para a área de trabalho. Enquanto o usuário navega, mesmo que ele esteja com o aplicativo minimizado, ele vai ver uma janela que terá a foto do seu contato e uma parte da mensagem. Na primeira vez em que o indivíduo vai para o WhatsApp Web ele já vê a opção em azul para essa ativação.

notificações whatsapp web




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *